sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Para ser feliz: Faça sua cerveja *-*


Aqui vai uma receita para você fazer logo de uma vez 25 litros... hauahauaha
Tô afim de beber hoje!! 8h da matina e eu assim já...

Ale:
- Ingredientes:
Malte Château Pilsen - 5,0 Kg
Lúpulo Hallertau Spalt Select 4,8% Ácido Alfa - 27 g
Água para adicionar o malte - 18 L
Água para Extração do Extrato Residual - 20 L
Fermento Alta Fermentação cepa S-04 sachet (Prepare o fermento conforme instrução que acompanha embalagem na compra.) - 11,5g

- Preparação

Moer os 5,0 kg de Malte. Para tanto utilizar um moinho de disco, ou preferencialmente moinho de rolo recartilhado.
** Segredo: abrir o grão de malte para expor o amido sem prejudicar a casca do malte. Casca triturada dificulta a filtração do mosto.
Pesar 27 g de Lúpulo.
Aquecer 18 litros de água até 68ºC em uma panela de inox ou alumínio.
Preparar mais 20 litros de água em outra panela. Aquecer a mesma até 76ºC.

- Processo

    A . MOSTURAÇÃO

Adicionar o malte moído lentamente aos 18 litros de água a 68ºC agitando com uma colher de polietileno (não deixar formar grumos).
No final a temperatura deve ficar próximo aos 65ºC.
Descansar esta mistura durante 80 minutos com a panela tapada. Se a temperatura baixar para 63ºC aquecer com uma boca do fogão, no fogo baixo, até a temperatura atingir os 65ºC-66ºC novamente.
Toda a vez que se aquecer a mistura deve-se agitá-la, para obter uma leitura mais precisa no termômetro. Atingindo a temperatura, desligue novamente o fogo.
Antes de completar os 80 minutos fazer o teste de iodo. Com a colher que utilizou para agitar o mosto molhar a mesma dentro da mistura malte + água e pingue algumas gotas sobre um azulejo branco ou prato de porcelana também branco. Após pegue o frasco do iodo 2% e pingue 1 gota sobre o mosto que foi colocado no azulejo. Se a coloração for amarela ouro, após os 80 minutos, prosseguir com a receita aquecendo até 76°C se ainda estiver apresentando vestígios ou até coloração forte de uma “cor roxa” a mostura deverá ficar mais alguns minutos na temperatura de 65°C.
Após estes 80 minutos elevar a temperatura para 76ºC em 5 minutos sempre agitando com a colher. Não suba bruscamente a temperatura, vá fazendo com que ela atinja o novo patamar no tempo certo. Se após este tempo permanecer a cor roxa interromper o processo. As causas desse problema podem ser:

                Falhas na moagem do malte.
                Termômetro descalibrado.
                Temperatura da mostura subiu no inicio da mostura acima dos 76°C o que desativou as enzimas.

Em 76ºC deixar descansando mais 10 minutos com a panela tapada.

B. FILTRAÇÃO

Passar a Mostura (malte + água) através de um saco branco duplo (sacos de açucar que se utiliza para fazer pano de prato). Este saco deve estar bem limpo e esterilizado com água quente.
Aqui poderá ser utilizada também uma panela com um fundo falso. Neste caso deve-se colocar água a 76°C no fundo da panela até começar a sair pelos furos do fundo falso.
Quando for utilizar a panela com fundo falso, filtrar inicialmente o mosto primário (= primeiro mosto). Volume de ± 11-13 litros e densidade de ± 1.066 - 16,14° Plato.
Para facilitar a extração do açúcar residual contido ainda no bolo de bagaço, faça cortes no estilo "pizza xadrez".
Adicione os primeiros 10 litros do total de 20 a 76°C. Procedimento conforme manual da panela de filtração. Os 10 litros filtrados nesta etapa são misturados com o mosto primário já filtrado.
Repita todo o procedimento com os outros 10 litros de água. Adicionar estes 10 litros ao restante do mosto já filtrado.
No caso do uso de um saco branco após filtrado o primeiro mosto, adiciona-se todos os 20 litros de água a 76°C em uma só vez.
Misturar todo o mosto contido na panela de fervura que deverá ficar com densidade de 1.044.

C . FERVURA DO MOSTO

Levar o mosto filtrado a Fervura intensa em uma panela. (Pode ser a mesma utilizada na Mostura Inicial.)
Quando iniciar a fervura adicionar o lúpulo.
Aos 55 minutos de fervura adicionar uma pastilha whirlfloc para 25 litros ou 01 grama quando for granulado.
Ferver sempre intensamente durante os 70 Minutos.
Após desligar o fogo verificar o volume do mosto na panela e determinar a densidade que devera ser em torno de 1,050.
Após as medições de densidade e volume com auxilio da colher provocar uma agitação no mosto como se dissolve o açúcar na xícara de chá. Com boa intensidade até formar uma rede-moinho.
Deixar descansar por 20 Minutos (Panela Tampada).
Após extrair com sistema Sifão (Mangueira plástica tipo cristal nova como se tira gasolina de tanque)
(Encher a mangueira com água antes para dar inicio ao sistema sifão, pois se fizer sucção com a boca há risco de queimaduras).
Passar o mosto fervido de uma panela para outra ou direto para o fermentador começando a sugar o mosto que está no nível superior da panela.
No final vai ficar uma borra (trub) no fundo da panela que não deve ser sugada, e sim descartada. Se a agitação foi bem feita a borra deve ficar aglomerada no centro do fundo da panela.

D . RESFRIAMENTO

O mosto límpido retirado por cima, deve ser resfriado através do sistema “Banho Maria” até uma temperatura de 20ºC. Utilizar gelo para o resfriamento ser mais rápido.
    Obs. Poderá ser utilizado aqui também o sistema de resfriamento com serpentina.
    Quando estiver se aproximando a temperatura desejada, agitar bem com uma colher esterelizada para oxigenar o mosto.
    Adicionar o fermento preparado conforme instrução no recipiente que será utilizado para fermentar, e derramar o mosto resfriado sobre ele. Caso já tenha colocado o mosto no fermentador adicionar o fermento por cima e homogenizar mosto + fermento.

E . FERMENTAÇÃO:

O fermentador poderá ser um recipiente (bombona) de água mineral ou com balde plástico alimentício com tampa.
Colocar uma tampa no fermentador e lacrar bem, no centro desta tampa fazer um furo justo para encaixar uma mangueira plástica fina, a outra extremidade colocar dentro de uma garrafa transparente com água ou álcool.
Outra opção é colocar um Airlock
As borbulhas que irão se formar nesta garrafa indicarão que a cerveja esta fermentando.
O fermentador deverá ficar posicionado num lugar onde a temperatura ambiente seja em torno de 20 a 23ºC.
Este tempo de fermentação normalmente é de 6 dias.
Outra forma de saber se a fermentação chegou ao fim é determinando a densidade que deverá ficar em torno de 1,010.
Com temperaturas mais baixas o tempo de fermentação poderá levar mais dias.

F . MATURAÇÃO:

A maturação da cerveja pode ser feita de duas formas.

No Barril:

    Quando praticamente não estiverem saindo mais bolhas de gás através da mangueira plástica fina está na hora da interromper a fermentação.
    Com um barril de 20 litros ou 2 barris x10 litros, sem o tubo sifão, previamente lavados e esterilizados com água quente.
    Para 20 litros colocar 100 gramas de açúcar refinado no barril e transferir a cerveja do fermentador para o barril pelo sistema sifão fazendo com que a extremidade de saída fique submersa até o fundo do barril para evitar espuma (lembrando que esta mangueira deve estar bem limpa e esterilizada.)
    Para forçar o sistema sifão encher a mangueira com água. Logo que colocou um pouco de cerveja no barril interrompa o fluxo quebrando a mangueira plástica. Agite o barril para dissolver bem o açúcar. Continue com o enchimento até completar os barris selecionados. Feche o barril com o tubo Sifão mantenha o barril na temperatura ambiente 20ºC a 23 ºC durante 4 a 5 dias.
    Durante este período deve-se controlar através de um monômetro adaptado na válvula extratora que a pressão atinja de 2,0 a 2,5 Kg/ Cm².
    Depois coloque o barril em uma geladeira normal a uma temperatura de 5-8°C durante 10 a 15 dias.O barril está pronto para ser ligado a uma chopeira e ser servido.

Na garrafa:

    Procedimento igual ao Barril utiliza-se garrafas de vidro tipo as garrafas normais para cerveja com bocal para rolha metálica. (Garrafas Long Neck, Patrícia). Tudo deve estar previamente bem lavado e esterelizado.
    Em cada 1 litro de cerveja colocar 5 gramas de açúcar.
    Extrair cerveja do fermentador novamente com mangueira pelo sistema sifão.
    Se o fermentador tiver uma torneira adaptar uma mangueira (previamente limpa e esterilizada) na saída da torneira.
    Colocar uma pequena quantidade e agitar para dissolver o açúcar, completar com cerveja até o nível. A mangueira deve ir até o fundo da garrafa para evitar espuma. Tampar bem as garrafas.
    Manter as garrafas na temperatura ambiente 20 ºC a 23 ºC até a garrafa piloto atingir uma pressão de 2,0 a 2,5Kg/ cm². Só então colocar as garrafas na geladeira a uma temperatura de 5ºC a 8 ºC durante 10 a 15 dias.
    A cerveja estará pronta para ser consumida.

fonte: http://www.comofazercerveja.com.br

Pin It now!

2 comentários:

  1. eu conheço um cara que fez, e segundo ele ficou bom hahahhaha mas dá um trabalhinho né :~~~

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...