quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Para banguear/criticar: U-nion Fest




Bom vou falar primeiro do fest... U-nion, o próprio nome já te remete à alguma coisa de união, certo?

A proposta é justamente essa, juntar diferentes bandas, de diferentes lugares e fazer uma "mini tour" pela cidade natal de cada banda. Então seria um fest para uma banda do nordeste fazer um show com uma banda gaúcha e paulista, tocando nesses lugares e na sua própria casa.

Super válido, mesmo porque é uma ótima iniciativa para propagar cada vez mais o som próprio, já que por exemplo em são paulo, os shows que mais predominam são os gringos e por incrível que pareça, as porras dos covers.

Não que eu não curta cover, mas vamos combinar que temos que apoiar a cena, senão já era, as bandas vão ficar sempre na sombra de uma banda que já foi/é grande!!

As bandas dessa primeira edição se conheceram em um concurso que tem aqui em sampa e resolveram se juntar para dar o start nessa oportunidade bacana para um monte de banda por aí. BH, SP e SJC.

Ok, eles tocaram no Blackmore em SP, mas como estava em SJC eu aproveitei e colei na Hocus Pocus, que é um lugar bem massa (aliás eu vi Hate lá - hauahauha), eles tem uma estrutura lega e comportaria bastante gente, se o pessoal não fosse bundão e ficasse em casa.

Ok, entendemos que por ser um domingo chuvoso e de noite, muita gente tem preguiça de sair de casa, mas vamos combinar que tomar cerveja e ouvir um som "bom", te faz levantar a bunda da cama. Sim, coloquei bom entre áspas porque não foram todas as bandas que me agradaram aquele dia.

Mas sussa, vamos começar a falar das bandas, colocar algumas infos e impressões que eu tive.


Pleiades
Bamo-nos falar sobre o pessoal, vi que a banda tem 6 anos, mais de 200 shows realizados (infos de facebook), abriram shows para Deep Purple e Nightwish e blábláblá.
Realmente achei muito fraco, eles podem ser prodígios, o mais novo da banda tem 16 - sim, se ele for o mesmo guitarra desde o inicio, o menino está na banda desde que tinha 10 anos, porém achei muito fraco para o tanto de tempo que eles estão na estrada e o naipe das outras bandas do fest.
Li muitas coisas antes de escrever essa resenha, e acho que serei a única a falar mal.
Som maduro é definitivamente uma coisa que não enxerguei na banda e que todos falam. A voz da Cynthia, vocal é extremamente comum para mim, ela talvez ficaria melhor cantando uns mpb (digo nada contra).
Rock para adolescente, talvez?
Vi a passagem de som deles, seguindo RATM, com o povo já dentro da casa e a vocal não sabia a letra. Ok, era só a passagem de som, mas teve um outro deslizinho aí, tocar Pantera e fazer um cover despencado de Ace of Spades. Definitivamente acho que eles deveriam ficar só nos sons próprios qu ejá são ruins por natureza, não precisa estragar a música alheia.
Tá o que eles se propõe a fazer, eles fazem, tocar. Porém nada de novo e nada de prodígio. Música normal e comum para mim, sem muita originalidade, criatividade e a potencia do vocal exagerada de mais!
Me desculpem, mas li tanta coisa boa falando da banda, mas NUNCA ouvi falar dela. Sorry.


Ancesttral



Confesso que foi a grande surpresa da noite.
Porque? Eu já conhecia essa banda pelo cover de Metallica que eles faziam (agora não sei se era só o vocal ou todos da banda mesmo) - e me lembro de colar em vários shows deles, mesmo porque pra mim ainda é o melhor cover de Metallica que tinha.

Lembro de ficar zuando com uns amigos sobre os sons próprio deles, falando que era Metallica em português, mas cara o show que eu vi na Hocus Pocus me deixou de cara. Me caiu o cu da bunda, sérião. Pegada fudida, dignissíma dos melhores sons 80tistas e é claro o vocal é foda. 
Não tem como negar que soa como Metallica, e que alguns sons são Metallica, mas mesmo assim foi foda. Quem faz os sons, claro tem muita influência e tal, mas cara quem escreve as letras, as faz muito bem. Achei bem fodona.

"A idéia inicial para formar o Ancesttral surgiu em 2003, mas foi retomada apenas em 2005 com a gravação do EP Helleluiah. Em 2006, a banda começou a preparação de seu primeiro álbum, The Famous Unknown (O Ilustre Desconhecido), concluído em 2007, contando com participações especiais de Vitor Rodrigues (Torture Squad), Roger Lombardi (Goatlove, ex-Sunseth Midnight), Paul X (Monster) e Heros Trench (Korzus).
The Famous Unknown foi eleito álbum de melhor capa nacional de 2007 e ainda ficou com o sexto lugar entre os melhores discos de 2007. Além disso, a banda ainda obteve o terceiro lugar entre as bandas revelações do mesmo ano. Tudo isso pela votação realizada pela revista Roadie Crew.
Musicalmente, as referências vêm de nomes como Metallica e White Zombie, mas, em virtude do background de seus músicos, também segue a escola do thrash metal praticado no fim dos anos 1980 e início dos 1990, como Metal Church, Testament e Slayer."

This Grace Found



"Formada em São José dos Campos/SP em 2010 por Luiz Artur (Vocal), Lucas Godoy (Guitarra), Gabriel Godoy (Baixo) e Marcus Dotta (Bateria), composta por membros e ex-membros de bandas de renome nacional como Inima e Thram, This Grace Found surge no cenário com uma sonoridade agressiva, rápida e técnica.
O som da banda é influenciado por Pantera, Machine Head, Lamb of God e Meshuggah apresentando afinações baixas, riffs secos e marcantes, vozes extremamente agressivas e temas intrincados.
Tal mistura acontece naturalmente de forma com que a banda não perca a musicalidade.
Mesmo com pouco tempo de atividade, This Grace Found conta com músicos experientes e entrosados há um bom tempo.
Em 2011 abriram o show da banda americana DevilDriver, tendo ótima aceitação por parte do público, obtendo boas resenhas na mídia especializada.
No fim de 2011 tocaram no Beholder Fest em Diadema SP, dividindo o palco com bandas como Hangar, Korzus e Raimundos, mais uma vez tendo uma ótima aceitação por parte do público e imprensa."
Bom, por fim a banda que eu realmente estava afim de ver. Já tinha curtido o som, já tinha escutado o EP dos caras, é aquela mistura que te remete a Lamb of God, Pantera e posso até estar errada, mas na música 40 days me lembrou muito alguns sons do Staind, é aquele peso que a gente tanto gosta, tijolado, junto com um vocal poderoso que só faz o som ficar melhor.

Acho que quanto mais você curte o som dos caras, menos você acaba falando, mas uma coisa é certa é super hiper mega recomendada, se tu curte uma levada boa, ou conhece as coisas que eu costumo recomendar e curte, vai na minha que você não vai se arrepender.

Os caras mandam muito bem no que se propõe a fazer, tocar e fazer um som próprio de qualidade e sem frescurinhas. Mega foda!
Fiz dois videos, um do som próprio que eu falei que achei bem parecido com Staind e um cover de Lamb of God, de responsa.

Os caras tem um EP disponibilizado no site deles e estão em fase de gravação do primeiro full, agora é só aguardar!!
Fiquem aí com os videos:





ps: megapost ein...



Pin It now!

2 comentários:

  1. MEGAPOST!

    Fiquei com as mesmas impressões dessas bandas, é até um pouco estranho ver essas bandas dividindo o palco.

    A única coisa que faltou foi falar do atrazo de MAIS DE 2 HORAS totalmente desnescessário.

    Trik-Trick-Rolimã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé faltou falar do atraso. Realmente foi um atraso desnecessário e que deu uma baita canseira.

      De qqr forma o rolê valeu pela TGF e pelo Ancesttral!!

      TTR :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...