É isso mesmo, aqui vou falar um pouco de como se faz a cerveja em casa e já adianto, nunca fiz. HAHA
Pelo que percebi lendo algumas coisas sobre "como fazer cerveja", as que são nomeadas igualmente podem conter variações, mesmo sendo produzidas e tendo o mesmo processo de fabricação.
Não, eu nunca fiz mesmo, mas um dia farei uma com meu nome e talvez o nome de outra pessoa também, porque não?!
Parece ser alguma coisa que você consegue fazer em casa, seguindo todos os passos. E claro se você conseguir adaptar algum dos utensílios que são necessários.
O que precisa:
- Um fogão de 4 bocas
- Duas panelas de 32 litros com torneira
- Um moinho para cereais
- Termômetro
- Balança
- Uma forma de pizza furada para o fundo falso
- Dois baldes de PVC com torneira e tampa
- Uma válvula airlock
- Mangueira para encher as garrafas
- Máquina para colocar tampas em garrafa
(SERÁ QUE É TUDO ADAPTÁVEL? - guess so)
Como fazer:
Pese os diferentes tipos de maltes e jogue no moedor de cereais. Triture-os até quebrar a casca. Mas, cuidado, não transforme os grãos em farinha - isso prejudicará o processo de filtragem.
Esquente 20 litros de água a uma temperatura entre 60 e 70 ºC. Deixe o termômetro sempre dentro da panela. Jogue o malte e misture por 20 minutos até chegar exata-mente aos 70 ºC. Se ultrapassar os 74 ºC, as enzimas deixam de agir. Desligue o fogo e deixe a mistura, chamada de mosto, repousar por uma hora.
Acenda o fogo e mexa até atingir 78 ºC (não deixe passar ou a cerveja ficará adstringente). Abra a torneira e jogue o mosto em uma panela com fundo falso. De novo, abra a torneira e retire 2 ou 3 litros do mosto com a ajuda de uma escumadeira (isso serve para tirar os farelos). Transfira líquido de volta para a panela sem fundo falso.
Acrescente mais água a 70 ºC. para repor as perdas do bagaço e da evaporação, até voltar aos 20 litros iniciais. Acenda o fogo e, 5 minutos após a fervura, acrescente o lúpulo de amar-gor. Deixe o fogo ligado por uma hora, com a panela destampada. Nos 5 minutos finais, acrescente também o lúpulo de aroma.
A partir daqui, todo material deverá ser sanitizado com álcool hospitalar. A presença de bactérias afeta o sabor da cerveja. Mergulhe a panela em uma bacia com água e gelo, mexa por alguns minutos no sentido anti-horário e deixe por uma hora, com a tampa fechada. A parte sólida descerá para o fundo da panela.
Transfira o líquido para o balde de PVC. Jogue o fermento - e veja na do fermento qual é a temperatura ideal (para Ale, é entre 16 e 24 ºC. Lager, entre 10 e 15 ºC). Isso é essencial para não matar as leveduras, que transformam açúcar em álcool. Feche o balde com a válvula airlock e deixe repousar de 7 a 10 dias.
A levedura vai decantar para o fundo do balde. Para se livrar dela, transfira a cerveja para outro balde de PVC com a ajuda da torneira e de uma mangueira. Feche-o com airlock para não entrar ar. Mantenha o balde fechado em temperatura ambiente por mais 2 semanas. Pode ser em qualquer canto da casa que não pegue sol.
Transfira a cerveja para outro balde para tirar os resíduos. Ferva 100 g de açúcar com 110 ml de água. Separe entre 5 e 8 g e jogue em uma garrafa de 1 litro. Encha de cerveja até a metade do pescoço. A levedura vai reagir com o açúcar e produzir gás carbônico. Deixe descansar por 10 dias.
fonte: superinteressante (hehe)
DEPOIS É SÓ POR NO FAST FREEZING (interna) E BEBER TUDO!!
ps: no site Arte Brew - Cerveja Artesanal você pode encontrar quase tudo que você precisa, os cara tem uns kits,mas já adianto é caro pra caralho. Mas vai que vc faz uma cerveja revolucionária e vende milhões. hehe
Espero que curtam, e se fizerem uma cerveja não esqueçam de me chamar para experimentar ein!!
Espero que curtam, e se fizerem uma cerveja não esqueçam de me chamar para experimentar ein!!
0 comentários:
Postar um comentário