segunda-feira, 13 de maio de 2013

Para curtir: Clutch

Site














Bom, esse dias atras eu escrevi sobre o Clutch para o site de música de um amigo, o Random Rock, vou colocar a mesma coisa que escrevi sobre eles aqui pra vocês.
Eu acho essa banda fudidassa, sempre escutei e junto com Crowbar fica na minha cabeceira e no meu celular, sim, eu tenho a discografia das duas e escuto elas todos os dias.

Aqui vai:

O Clutch nasceu em Maryland em 1990, e desde lá, após a entrada do vocalista, a formação da banda continua a mesma. 23 anos de muito rock'n'roll, blues e jazz, SEM RÓTULOS, mesmo porque você não vai encontrar uma outra banda que se assemelhe sonoricamente a eles. Muito groove, é disso que se trata o Clutch, é aquele som que entra pelos ouvidos e te faz vibrar e te deixa feliz, falo daquele som que te faz dançar até na rua. Música feita por gente que sente, para pessoas que sentem.
A banda é composta por Neil Fallon (vocal e guitarra) que tem uma voz apaixonante e que com certeza você nunca ouviu uma igual, Tim Sult (guitarra e backing), Dan Maines (baixo) e Jean-Paul Gaster (bateria e percussão). Os caras já lançaram 10 fulls e vários plays contendo raridades, sons novos e demos, plus alguns DVD's ao vivo, que sériamente eu recomendo que você vá atrás já, e assista, não se arrependerá.  

As vezes me pergunto porque uma banda desse tipo nunca estourou na mídia sendo tão antiga e tendo uma sonoridade tão diferente dessas que hoje fazem um puta sucesso. O porém o Clutch se mantém pelo seus fãs incondicionais, mas não chatos (LOL) acompanhando a banda desde o começo. Logo no inicio da carreira uma gravadora independente ficou muito interessada no trampo dos caras, com essa gravdoras eles lançaram seu primeiro EP o "Passive Restraints" pela Earache Records e pela mesma gravadora, lançaram o primeiro full, o "Transnational Speedway League" e o segundo full "Clutch" lançado 2 anos depois, esse mesmo album fez com que eles conseguissem uma gravadora maior, a Columbia records. A banda teve muitos problemas, com várias gravadoras, tanto é que cada album depois do segundo play são de gravadoras diferentes. Eles nunca conseguiram achar uma gravadora que se adaptasse com a sonoridade da banda e com aquilo que ela sempre quis fazer.

Até que em 2008 a banda em conjunto com o cara da Columbia resolvem abrir uma gravadora, a Weathermaker Music, que tem somente Clutch como contrato e mais duas bandas, que são projetos parelelos dos prórpios caras da banda, a  The Bakerton Group e a The Company Band. Altamente recomendadas também, mesma linha, mesmo tipo de groove e levadas espetaculares.

Esperamos que com o lançamento do último play o "Earth Rocker" os caras apareçam por aqui para fazer alguns shows. Tenho certeza que eles arrastariam uma grande quantidade de pessoas e deixaria muitas pessoas felizes, como eu (LOL). Em entrevistas, não só Neil, mas a banda inteira demonstra um grande interesse de vir tocar no Brasil, mas como eles mesmo dizem e eu concordo, sem o interesse de produtores de shows pela banda não tem como trazer os caras. Então fica aí uma dica, se você é produtor TRAGA o Clutch para o Brasil, tenho certeza de que o show vai bombar.

O Clutch ainda tem uma particularidade, os caras tem uma CERVEJA, isso mesmo uma Dark Sour Ale, chamada "Lips of Faith", com 9% de alcool na composição, não posso falar muito sobre sua coloração, seu gosto e sua maturação porque não está a venda aqui no Brasil ainda, o que é uma pena, sou uma grande apreciadora de cervejas fortes e escuras.
Lips of Faith

Discografia:
EP 

Passive Restraints (1992)

Álbuns completos
Pitchfork (1991/1999)
Transnational Speedway League: Anthems, Anecdotes, and Undeniable Truths (1993)
Clutch (1995)
Impetus (1997)
The Elephant Riders (1998)
Jam Room (1999)
Pure Rock Fury (2001)
Slow Hole to China: Rare and Unreleased (2003)
Blast Tyrant (2004)
Robot Hive/Exodus (2005)
Pitchfork & Lost Needles (2005)
Sons of Guns (2007)
From Beale Street to Oblivion (2007)
Strange Cousins From The West (2009)
Earth Rocker (2013)

Ao Vivo 
Live at the Googolplex (2000)
Live in Flint (2004)
Full Fathom Five (2008)



Curta ai um som do último play dos caras:




ps: todas as imagens foram tiradas do google imagens.
Pin It now!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...