quarta-feira, 6 de junho de 2012

Para passear: MAB - Museu Aeroespacial Brasileiro


Sábado passado eu estava em São José dos Campos e aproveitei para dar uma passada no MAB, já que o lindo mora lá perto.
O DTCA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial faz uns 50 anos que existe e já tem uma credibilidade aqui e fora incríveis, tanto é que é considerado um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial na América Latina e em todo o mundo, com isso o MAB pretende se tornar uma referência do pólo tecnológico que se tornou São José dos Campos e região.
Claro que vale a pena visitar, claro que não é um rolê comum, mas você acaba achando umas coisas bem legais por lá. É divertido ir com alguém que manje um pouco da coisa, assim você não fica boiando e viajando nas coisas que tem por lá, nessa eu me DEI, o lindo sabe bastante coisa, rapaz inteligente... kkk
Legal que tem um livrinho na porta, tu deixa seu nome da onde veio, o meu tá lá, e SCS também!!! <3

Bóra então, se tu não for acompanhado de alguém que saiba aqui vai um pouco do que tem lá, acervo:

O acervo do Memorial está distribuído nos ambientes: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas. 
O Ambiente Ensino apresenta algumas curiosidades de 1950, como o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e painéis que contam a história do instituto. 
O Ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge), e maquetes de ensaio em túnel de vento. 
O segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado no Brasil, e um painel dedicado ao tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Victor da Silva, considerado o precursor da indústria aeronáutica brasileira, complementam esse setor da exposição. 
O Ambiente Defesa mostra itens pesquisados e desenvolvidos pelo DCTA e pelas empresas Avibras e Mectron, representando a indústria bélica brasileira com bombas, empenas, suporte com lançadores múltiplos e mísseis. 
O Ambiente Espacial traz maquetes dos foguetes Sonda e do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), semicoifas, propulsores, tubeira e protótipo do giroscópio a fibra óptica; entre outros..
O Ambiente Pesquisas Associadas expõe as pesquisas de ponta realizadas pelos institutos do DCTA, como o protótipo de urna eletrônica em funcionamento nas eleições, laser de Hélio-Neônio, etc. 
Na área de exposição externa, estão aeronaves de fabricação nacional e foguetes do Programa Espacial Brasileiro, incluindo uma réplica em escala natural do VLS (Veículo Lançador de Satélites). O espaço marechal-do-ar Casimiro Montenegro Filho homenageia o fundador do então CTA e do ITA. 
No local, estão expostos o acervo pessoal do marechal, doado pela família, e um painel com fotos e textos que retratam um pouco de sua vida.

O lindo tirou algumas fotos aqui vai:

Foguetes e Misseis:

















Sala do Marechal do Ar:






























Aviões e Motores:

























Lugar e muitas aranhaaaas:

































Lembrando que para visitas agendadas: De terça-feira à sexta-feira, no horário das 8h00 às 17h, para escolas (ensino fundamental, médio, superior), instituições, grupos, delegações, etc. Aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa), o Memorial é aberto ao público das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento. Entrada franca.
Para informações e agendamento de visitas, ligue para +55 Brasil (12) 3947-7844/3947-3046/3947-6014 ou envie um e-mail para acs@cta.br. Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/nº (acesso para o Aeroporto de São José dos Campos-SP), CEP 12227-000.
Pin It now!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...