quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Para assistir: Indie GAME: The Movie (2011)


Primeiramente oque é isso: um documentário canadense sobre jogos independentes, onde a equipe de filmagem acompanha algumas partes finais do desenvolvimento/lançamento dos criadores dos jogos Super Meat Boy (Edmund McMillen e Tommy Refenes da Team Meat) e Fez (Phil Fish da Polytron Corporation), e algumas entrevistas com o criador de Braid (Jonathan Blow). 

Trailer:

Altamente recomendado por dois motivos.

I - Apresenta praticamente só palavras dos game desgners: suas idéias, inspirações, referências e principalmente como vêem a vida e seu próprio trabalho. A dificuldade e nível de imersão necessários para fazer um jogo nessa proporção (em uma ou duas pessoas ao invés de 1000 ou 2000 pessoas), ou seja, bom para ficar por dentro das dificuldades e recompensas desse tipo de trabalho onde grupos pequenos (de até 5 pessoas) dedicam anos sem receber nada e apostam seu tempo integralmente no que acreditam ser um bom jogo. 

II - Mostra um pouco mais do universo além da criação: oque acontece quando um jogo esta pestes a ser lançado. Hoje em dia já é viável a criação de jogos de forma independente e com o desenvolvimento das game engines (inclusive freeware) e modos de distribuição por download pago (game designers também comem) isso já deve ser pensado pelas próximas gerações (e a atual) como uma coisa série porém diferente daquela mentalidade de trabalhar em uma grande empresa de jogos.


Link do filme (com arquivo de legenda no 4shared):
www.4shared.com/Indie_Game_the_Movie_2012

Para quem se interessar pela criação de jogos eu recomendo o Blog Abrindo o Jogo do Everton e duas enguines bem diferentes:

Abrindo o Jogo (blog de profissionais em game design  brasileiros)
RPG Maker (enguine básica)
Unreal Tolkit Engine 3 (UDK, enguine Free para uso não comercial)
Lista de Game enguines (lista de engines na wikipedia)

Para quem se interessa pelos jogos que aparecem no filme:

Braid


Um plataformer que acontece praticamente dentro de uma pintura expressionista, com recurso de voltar no tempo a qualquer momento (oque tema ver com o tema do jogo), o jogador descobre uma história rica em detalhes que combina e muito com o clima contemplativo do jogo.




FEZ

jogo onde um boneco 2D percebe que existe um mundo 3D, extremamente rico. É como um jogo antigo dos bons adicionado elementos contemporâneos que o torna único.



Super Meat Boy


Jogo Modafoca total!!!! a história é simples: Meat boy é um garoto sem pele que teve sua namorada (garota bandagem) pelo Dr fetus (vilão nos moldes clássicos a lá Robotnik) aqui o que importa é a habilidade e engenhosidade do jogador em desafios clássicos de jogos de plataforma como super Mário.




Limbo

Um jogo difícil, sinistro e opressor, poucas vezes me aventurei a a jogar, vale a pena.




Parte disso diz respeito a não tentar ser profissional.
Muitos vêm para os jogos independentes tentando ser tipo uma grande empresa.
O que essas empresas fazem é criar produtos muito polidos que atendem à maio audiência possível.
A maneira de se fazer isso é removendo todas as imperfeições.
Criar esse produto muito polido e comercial é o oposto de se criar algo pessoal.
As coisas pessoais têm falhas.
Elas têm vulnerabilidades.
Se você não vê um ponto fraco em alguém não deve estar se relacionando num nível pessoal
Jonathan Blow Pin It now!

Um comentário:

  1. Eu também estou tentando desenvolver games, mas para android.
    Eu criei um jogo casual, só de teste mesmo. Se alguém quiser baixar e se puder comentar suas opiniões, segue o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.TeVersusTes
    Segue meu blog também: http://amlgds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...